Considerando esse processo recente dos últimos 30 anos, de lutas de classes, no planeta terra, onde vamos ter, como referências principais, as consequências da queda do muro de Berlim (9/11/89) e do fim da União Soviética(26/12/91). Passamos a viver, com muita intensidade, um gigantesco processo desenfreado de concentração de renda, no mundo e no Brasil.
Com a narrativa da comunicação de massas, gerando um profundo e disseminado comportamento individualista, personalista de competição individual, em cima de uma concepção, que para narrar a superioridade capitalista, afirmava-se e afirmar-se: “cada um dando o seu melhor, associado ao poder divino, deus tudo pode, tudo faz, se consegue alcançar o desenvolvimento pleno individual e coletivo”, perversa narrativas falsas, profundo equívoco, de políticas progressistas, que não combateram isso, os processos são coletivos e dependem, fundamentalmente do trabalho e não do capital e no campo da comunicação e na cultura, essa dominação se alastrou a níveis, nunca alcançados.
No esforço da nossa construção de contraposição a mídia hegemônica e sua narrativa capitalista, tendo como nosso lema central: fazer… aprender…fazer…aprender… ou “Fazer aprendendo! aprender fazendo!”, Vamos observar nessa trajetória desses quase 3 anos (19/05/21 a 30/10/21) a necessidade de focar e aprofundar o nosso aprendizado em cima de cinco pontos fundamentais, na produção de conteúdos de comunicação e cultura, a saber:
- Narrativas / Temática / Tema / Títulos –
Aqui exatamente se encontra a grande questão, ao estabelecer a linha editorial, o foco dessa linda editorial, o formato, a narrativa temática, o título, O tema, a sequência, o momento adequado a esse enfrentamento a esse debate, a esse contexto, abrimos exatamente as portas do diálogo com a sociedade, a posição ou não de ser agente de transformação, instrumento da sociedade, da resistência, da mobilização. O estudo nesse sentido, deve ser incansável, para alcançar o maior resultado, mais sintonizado resultado, com a Luta em curso, tanto no texto conjuntural daquele momento, quanto no passado mais recente e o que está na sociedade a ser enfrentado de atraso e de dominação a serem superados.
É muito importante, é o que chama você a consumir YouTube e as demais redes sociais, é o título, o que ele carrega e transmite de conteúdo, o chamamento, o apelo que ele apresenta, então, não cabe colocar data, nome do programa, porque o título é uma síntese de apresentação, é para chamar, então temos que passar o que realmente queremos dizer. Então, nome do programa, data não cabe, essas e outras informações vai na descrição, portanto, é o título que é a coisa mais importante, onde você tem que chamar as pessoas e realmente executar o título, temos que realmente, oferecer um bom, original, autêntico e verdadeiro conteúdo. E ser ao máximo fiel e executar aquilo que estamos prometendo.
- Convidados – Desempenho e Influência Pública.
Para a construção e produção de um conteúdo que vá atender às expectativas, aos objetivos, temos que contar com a valiosa participação de convidados e convidadas, esses, essas, são parte fundamental da apresentação do conteúdo.
Vamos mostrar, a partir desses personagens, que poderemos desenvolver uma narrativa com precisão, para executar com o máximo de fidelidade aquilo que está se propondo de programação. Portanto convidados que estejam bem situados e sintonizados com a temática, que estejam aptos, capazes de responder ao debate, de responder a relação com aquela narrativa, com aquela temática, são fundamentais e também aqueles que têm um relacionamento com a sociedade, que tenham justamente uma representação, que tem uma vinculação com segmentos, setores e que estejam em debate, que estejam em luta sistemática cotidiana na sociedade.
- Produção / Editores e Apresentação – Desempenho na Narrativa e na Comunicação e a Influência Pública dos Mesmos.
Neste ponto, chamamos para nós a responsabilidade, quando adotamos o lema “fazer aprendendo! aprender fazendo!” Temos que ter o esforço individual e coletivo de nos aprofundarmos sobre todos os aspectos no nosso dia a dia de produção nesse lema. O nosso desempenho é fundamental, como nós apresentamos, como nós abordamos o tema, as notícias, que notícias selecionamos para enfocar, como nós socializamos o debate, como nós mobilizarmos e cativamos o nossos(as) internautas, que estão conosco, ou estarão em algum momento, como nós passamos as temáticas e coordenamos as nossas rodas de conversa, tudo isso são determinantes para o desempenho e resultado da produção, da mesma forma entram todos os ingredientes relacionados a nossa maneira de falar, a quantidade de tempo que a gente usa para falar, para possamos socializar efetivamente para o conjunto de pessoas convidados e internautas.
- Qualidade Técnica Da Transmissão.
Da mesma forma não podemos subestimar a qualidade técnica da transmissão não só a qualidade técnica da transmissão, mais a qualidade técnica do ambiente onde se vai captar as imagens de cada um, Temos que estar atento não só para nós editores produtores do conteúdo mas também para com os convidados, temos que dialogar com os convidados, para que a gente tenha um contexto de produção cada vez mais harmoniosa, cada vez mais, guardando uma qualidade mínima de luz iluminação, de som e do visual que está capturado pelas câmeras. Nesse sentido questões elementares, devem ser buscadas: Na iluminação, as pessoas têm que estar olhando para luz, a luz tem que estar vindo na direção dos semblantes de cada um dos participantes, convidados(as) os editores, som e internet , devem está sempre em nossas preocupações de melhorar o que for possível a cada dia.
- Divulgação – Qualidade No Material E A Qualidade E Quantidade Da Distribuição Nas Redes Sociais.
Que temos um conjunto de ações de extrema relevância e onde nós podemos avançar e melhorar a cada programação, em vários itens no controle, no aperfeiçoamento do uso do material produzido e na sua própria produção, como na sua mais diversificada divulgação. As artes, os cards como se queira chamar, devem estar representados, devem estar bem configurados, no sentido de mostrar o evento, de mostrar a ação, demonstrar o que acontecerá, é uma imagem sintética a mais comunicativa possível, do que está ́ para acontecer. Da mesma forma o manuseio, a divulgação desse material, que passa necessariamente, por duas questões fundamentais, a divulgação nas estruturas de um modo geral e nas nossas relações individuais, tanto de convidados(as), quanto de editores, assegurar que ambos distribuam com as suas relações é fundamental.
Percorridos esses quase três anos(19/05/19 a 30/10/21), Alcançados 2111 inscritos neste dia 24/10, Quase 53 mil visualizações, 13.157,0 de Horas de exibição, Vamos concluir com assembleia geral final dos nossos seminários no sábado dia 30 de outubro de 2021 a primeira fase dessa construção que estamos estabelecendo com primeira de 10 fases, veja plano de crescimento de consolidação de construção. Portanto iniciamos novo período nova fase desafios ainda maiores de passo a passo galgarmos nove novas fases, de construção e de consolidação da cooperativa de Comunicação e Cultura Roda De Conversa, e dos seus instrumentos de comunicação, como a TV Roda de conversa, Portal e outra iniciativas e Empreendimentos para estabelecer o objetivo para qual estamos destinados à contribuir e ao enfrentamento, com a ideologia dominante, na área da Educação, da comunicação e da Cultura, para alcançarmos uma sociedade avançada, cada vez mais próxima do socialismo.
Vladimir Dantas
JP/PB/Brasil, 25 de outubro de 2021.




Deixe um comentário