É inegável que a esquerda necessita investir na politização das massas, senão, mesmo chegando à Presidência da República, continuará refém de um Congresso corrupto de direita, e o campo progressista sempre continuará sujeito a novos golpes. Mas como isso deve ser feito?
Esta é a ação política mais temida pelos mantenedores do sistema. A elite econômica está sempre disposta a tocar fogo no país, como fez com a Lava-jato, por muito menos.
A verdadeira conscientização política da população é lenta e gradual, passa de pais para filhos e é feita no contato direto e íntimo com as massas, como foi feito antes pelas CEBs da Igreja Católica.
Não é de cima para baixo. Não será utilizando os aparelhos de Estado, pois este é minado pelos agentes de direita no Legislativo e no Judiciário.
A solução passa sempre pela mobilização das bases.
Talvez o que um governo de esquerda possa fazer, além de continuar a promover políticas públicas inclusivas, seja tentar impedir que o Estado seja utilizado para destruir a mobilização popular, como sempre aconteceu, desde Canudos.
Creio que o melhor caminho, hoje, é o sugerido pelo professor Alisson Mascaro: criar estruturas onde as pessoas se sintam acolhidas, valorizadas e possam conviver, sentindo-se queridas, como acontece nas “igrejas” ditas “evangélicas” das periferias e favelas, sendo que o ação, em vez da alienação, seria a conscientização política.
Se o modelo for o bancário escolar, o da doutrinação, o dos discursos, só atrairá um bêbado e, mesmo assim, se oferecer pinga grátis.
É preciso acolher as pessoas em suas necessidades subjetivas e emocionais, ajudando-as, sobretudo, em sua autoestima.
Este é o segredo das igrejas neo-pentecostais e do seu “sucesso”.
De bolsos cheios, o Verme Paulo Guedes agora diz que a “política ficou pra trás”, depois de destruir a economia nacional, favorecendo o rentismo, a dilapidação de nossas reservas e a privatização de estatais lucrativas.
A remuneração por isso certamente está em alguma conta numerada na Suíça, ou em algum paraíso fiscal.
Como dito, a “ideologia” neoliberal não é por amor à causa e sim para atender a quem pagar mais.
CAFAJESTES bolsonaristas afirmam terem ido protocolar uma “denúncia” na Comissão de Direitos Humanos da ONU sobre a prisão dos vândalos e vagabundos do 6 de janeiro, em Nova York, sendo que a sede dessa Comissão fica na Suíça.
A farra internacional foi toda paga com dinheiro público. A canalhada foi torrar o dinheiro dos contribuintes nos Estados Unidos, usando essa desculpa, hospedando-se nos melhores hotéis e enchendo as suas panças nojentas de manjares inteiramente às nossas custas.
Disseram que se “enganaram” de continente, só para depois irem turistar também na Europa, tudo novamente pago por nós.
O imbecil lascado que se diz de “direita” sendo funcionário público, profissional liberal ou pequeno e médio empresário, vota em quem vai achatar seus salários ou lhe falir, já que a ideologia de político de direita é favorecer a quem lhe pagar melhor.
O agressor do Ministro Alexandre de Morais apresentou, em sua defesa, um vídeo editado a Polícia Federal.
Bolsonaristas não têm caráter: são patifes covardes e canalhas.
Só sabem mentir, fraudar e enganar, seja para caluniar ou para se esquivar de seus crimes.
O agressor do Ministro Alexandre de Morais apresentou, em sua defesa, um vídeo editado a Polícia Federal.
Bolsonaristas não têm caráter: são patifes covardes e canalhas.
Só sabem mentir, fraudar e enganar, seja para caluniar ou para se esquivar de seus crimes.
De fato, nunca ficou tão evidente na história do país, a diferença entre a falta de um dedo e a falta de um cérebro.
Enquanto Lula agora aumenta cada vez mais as reservas do Brasil, a direita só as roubava.
Temer torrou os R$ 26,5 bilhões do nosso fundo soberano e o extinguiu, e Bolsonaro diminuiu as nossas reservas em R$ 330 bilhões nos seus quatro anos de desgoverno.
A Ucrânia usou as bombas de fragmentação enviadas pelos EUA.
O caminho agora está aberto para a Rússia usar bombas nucleares táticas.
EUA e UE buscam arrasar com a Ucrânia, apenas para adiar a hegemonia de um novo bloco mundial.
É óbvio que a Rússia não perderá essa guerra, dado o seu poderio bélico, mas os Estados Unidos apostam num desgaste político e no enfraquecimento econômico da Rússia. Uma estratégia precipitada perigosa, pois as sanções estão tendo um efeito bate e volta, como no caso do impedimento da exportação do trigo da Ucrânia, que afetará o mundo ocidental todo.
Por sua vez, Zelensky pressiona para a OTAN receber a Ucrânia, o que provocaria uma declaração de Guerra total por parte da Rússia.
Abin aponta empresários e sindicato rural que financiaram o terrorismo do 8 de janeiro.
Os responsáveis devem ser indiciados pela Polícia Federal por financiamento de atos terroristas.
A Legião Brasileira de Assistência – LBA, criada durante a Era Vargas, prestava assistência social a famílias carentes, mas foi usada para roubar durante o governo do Ladrão Safado Fernando Collor de Mello, o BolsoDiabo daquela época.
A instituição durou 52 anos, mas não resistiu a atuação da Direita, que só usa o Estado para roubar e dele se aproveitar.
O fato de trabalhador ou profissional liberal proletário, não ser de esquerda, não o torna de direita, apenas demonstra o quanto ele é alienado e ignorante.
Emerson Barros de Aguiar é escritor, teólogo e filósofo político. É colunista dos Canais Dose Dupla e Multiverso no YouTube.




Deixe um comentário