
No dia de ontem, domingo (25), aconteceu na avenida Paulista em São Paulo um ato em defesa do ex-presidente inelegível Bolsonaro, e não se enganem, não iremos tratar aqui como um ato flopado, pois não foi o caso, o ex-presidente levou milhares à avenida Paulista, de acordo com a PM (bolsonarista) De São Paulo o número pode ter chegado à 750 mil pessoas na avenida paulista e em seus arredores, contudo a PM não divulgou o método utilizado para fazer essa aferição. Por outro lado, o Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP que há anos produz dados e análises sobre público de eventos políticos no país, apontou que em seu horário de pico, que se deu por volta das 15 horas o público foi estimado em 185 mil pessoas na Paulista. Mas isso importa?
E se, ao invés de 185 ou 750 mil pessoas, o ex-presidente inelegível levasse a Paulista 1 milhão de pessoas? Isso mudaria os rumos dos processos enfrentados por ele no STF ou no TSE? Será que dá para intimidar a justiça colocando pessoas nas ruas? Será que, por conta da multidão alguém, por mais poderoso que seja, pode deixar de ser preso contrariando a decisão da justiça?
NÂO, todas essas perguntas retóricas nos fazem lembrar de um episódio recente desse país, o dia em que Luís Inácio Lula da Silva foi preso. Nesse dia, Lula estava cercado por apoiadores em frente ao sindicato dos metalúrgicos com uma multidão de pessoas dispostas a tudo para evitar a prisão do Cara que voltaria ser presidente deste país. Mas mesmo assim, Lula se entregou e mesmo discordando e sabendo que fora condenado por um Juiz ladrão, ele foi preso e enfrentou seu martírio.
Mas, e Bolsonaro?
Bolsonaro não é tão republicano quanto nosso presidente Lula, eu diria até que ele é antirrepublicano, e portanto, sua intenção ontem foi sim de intimidar a justiça, mostrando que tem apoio popular, mas, vamos lembrar que, mesmo quando era presidente da República, sendo chefe das forças armadas, e tendo o mesmo apoio popular que o levou para o segundo turno, Bolsonaro sofreu vários revés da Justiça, e seu principal Algoz, nosso principal salvador e herói , foi o STF, que tomou várias decisões que salvaram vidas na pandemia, passando por cima das decisões negacionistas do então presidente e hoje inelegível Bolsonaro, e o é, graças a decisão do TSE que não se curvou as suas chantagens golpistas, não se acovardou em sentenciar os ex mandatário com a inelegibilidade, será portanto, que STF se acovardará e não prenderá o mentor intelectual dos atos golpistas de 08 de janeiro de 2023? Essa redação entende que não, e espera ansiosa pela prisão do ex-presidente, como uma forma de lembrar a todas e todos e todes, que ninguém jamais, pode tentar contra nossa Democracia. #semanistia




Deixe um comentário