
O shopping mangabeira, nasceu como um grande shopping, parece ter sido pensado arquitetonicamente para encher nossos olhos de vontade para consumir. O empreendimento do empresário Roberto Santiago, trouxe uma nova dinâmica para a avenida Hilton Souto Maior, um maior fluxo de carros, e uma maior concentração de carros em frente a shopping, que fica localizado na imediações de Mangabeira 7.
Ali naquele ponto dessa extensa avenida, o Roberto Santiago ao construir seu novo empreendimento, pouco se importou com a mobilidade daquela região, e agora chegamos no ponto principal da questão, os UBERs.
O UBER é um aplicativo de viagens, ele é uma versão moderna do Taxi e bem mais barata, é sem duvida uma preferência entre os usuários desse tipo de transportes, porém completamente ignorado. Senão, vejamos, o shopping tem um lugar reservado para taxis, e o que foi reservado para motorista de app, não chega a 10% , é um espaço pequeno, entre a parada de ônibus e o ponto dos taxis, um espaço tão pequeno que só cabem 2 carros por vez, geralmente para desembarcar um passageiro e já embarcar outro passageiro, mas esse embarque e desembarque não ocorre em segundo, para desembarcar o passageiro, o motorista tem que parar o carro e receber o valor da corrida, caso necessário passar o troco ao usuário, e para embarcar, as coisas ainda podem ser mais demoradas, pois o passageiro pode ter pedido o serviço ainda dentro do shopping, e o próprio app, da um tempo de aproximadamente 4 minutos para que o passageiro embarque.
Chegamos ao nosso terceiro ponto, a SEMOB, que tem como objetivo garantir a mobilidade humana, com a maior eficiência possível, e dizemos mobilidade humana, pois é a necessidade dos seres humanos de se locomoverem de um ponto a outro na cidade da forma mais eficiente. Mas o que realmente acontece em frente ao Mangabeira Shopping? um grande conflito entre a lei a necessidade de mobilidade das pessoas. não se pode parar afastado a mais de 1 metro do meio fio, não se pode parar em fila dupla, não se pode parar na parada de ônibus coletivo, e não se tem espaço para parar em frente ao shopping. sobra para parte mais fraca, os motoristas de app, que são multados por infração media, perde 4 pontos em sua CNH e 130 reais de seu bolso.

Enquanto isso a SEMOB segue multando, os Motoristas seguem sofrendo com essas multas e o shopping segue lucrando. até quando, os motoristas de app, terão que pagar para poderem trabalhar, e quando a secretária de mobilidade da cidade de João Pessoa irá se debruçar sobre esse problema para encontrar uma solução. ou segue a máxima, vamos multando e os motoristas de app que se virem.




Deixe um comentário