Uma decisão do Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE do Partido dos Trabalhadores, que compõe a Executiva Nacional do partido, interfere diretamente na vida orgânica do PT municipal de João Pessoa. A decisão, que se dá após o pré-candidato a prefeito, o Deputado Luciano Cartaxo desistir de sua candidatura, suspendendo as prévias marcadas para os próximos dias, conforme calendário aprovado pela Executiva Municipal do PT.

As candidaturas em disputa entre a deputada Cida Ramos e o Deputado Luciano Cartaxo a prefeitura de João Pessoa tinha um calendário que incluía uma prévia para decidir, no voto dos filiados, qual dos dois seria o candidato, uma vez que não houve acordo entre as tendências.

O Senador Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do PT, através do OFÍCIO GTE 3/24 de 14 de março 2024, cujo no teor “solicito desde já a suspensão do respectivo processo local de definição de tática eleitoral até o pronunciamento definitivo da instância nacional”. Assim, fica todo processo de tática eleitoral que via sendo construído pelos filiados do município de João Pessoa suspenso até ulterior deliberação da Executiva Nacional do PT.

Diante deste quadro que se apresenta, abre-se a possibilidade de um apoio ao prefeito Cícero Lucena, ainda no primeiro turno, visto que houve a desistência do deputado Luciano Cartaxo, já foi dada como certa e a deputada Cida Ramos não conta com um amplo apoio dos diretorianos e filiados.

Como já é sabido da comunidade pessoense, o PC do B e o PV, ambos que fazem parte da federação, já declararam apoio à candidatura de Cícero Lucena, não havendo possibilidade de apoiarem uma possível candidatura própria do PT. Portanto o quadro é favorável ao atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Cícero Lucena.

Deixe um comentário