
Todos os projetos trabalhados e apresentados pela Federação Paraibana do Movimento Comunitário (Fepamoc) para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV-Entidades) foram aprovados e selecionados pelo governo Lula (PT) por meio do Ministério das Cidades. “É uma vitória maiúscula da Fepamoc”, comemora o vice-presidente da Fepamoc, Upiraktan Santos, militante há mais de duas décadas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba.
A divulgação das propostas selecionadas no âmbito da linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais novas em áreas urbanas e na zona rural ocorreu nesta quarta-feira (10), em Brasília. Os recursos para as unidades residenciais são do Fundo do Desenvolvimento Social.
Com investimentos de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil novas moradias em todo o Brasil pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), a Paraíba foi contemplada com mais de cinco mil unidades, sendo 450 delas conquistadas por meio dos projetos da Fepamoc. Os empreendimentos serão construídos nas modalidades rural e entidades.
A Fepamoc já construiu 100 unidades habitacionais no município de Belém e agora, com a retomada do Minha Casa, Minha Vida, vai construir em mais cinco municípios: Bayeux, Gurjão, Riachão, Cuitegi e Guarabira. Em Gurjão serão 50 casas no Residencial Deputado Simão de Almeida Neto. Já em Riachão, outras 50 unidades no Residencial Oscar Moura.
Cuitegi, no Residencial Guilherme da Cunha Madruga, a Fepamoc conquistou 50 unidades. No Residencial Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em Guarabira, serão 100 unidades. Por fim, o município de Bayeux será contemplado com um total de 200 casas pela Fepamoc, para o Residencial João Deon da Silva I e II.
“A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, notadamente na linha de entidades, para nós hoje é um dia histórico. Lutamos muito no passado para que essa modalidade pudesse ser aplicada. Com os seis anos nefastos desde o golpe contra a presidente Dilma (PT), o programa ficou parado e muito mais ainda no período do bolsonarismo. E agora a gente faz uma retomada”, avalia Upiraktan.
Ele ainda comemora: “É um salto quantitativo, qualitativo e uma vitória do movimento popular deste país. Uma vitória do movimento comunitário. A realização do sonho da casa própria, com uma moradia digna de qualidade, agora vai se tornar realidade para essas famílias. Isso é muito gratificante”.
A Federação Paraibana do Movimento Comunitário foi fundada em 2003 e seu atual presidente é João Batista. Sediada em Campina Grande, a entidade é filiada à Confederação Nacional das Associações de Moradores e agrega mais de mil entidades urbanas e rurais em todo o estado da Paraíba, como associações de moradores, associações de amigos de bairro, clubes de mães, associações rurais etc.
A Fepamoc tem como objetivo a luta pela reforma urbana, por moradia digna, mas também atua em outras esferas, na defesa dos interesses dos seus filiados, seja de saneamento básico, saúde, educação, cultura. “Temos uma vasta atuação”, sintetiza Upiraktan Santos.
Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Ministério das Cidades – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com




Deixe um comentário