Guarabira, PB – Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Guarabira ocuparam a Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (4), em protesto contra o atraso no repasse de um incentivo financeiro federal. O valor, destinado tanto ao custeio das unidades de saúde quanto à remuneração dos profissionais, é referente ao novo financiamento da APS, lançado em abril de 2024 pelo Governo Federal.

Segundo informações, vinda de pessoas que trabalham na Atenção Primária em Guarabira, o pagamento de 2024 não foi efetuado nem pela gestão anterior, do ex-prefeito Marcus Diôgo e da ex-secretária Harlane Herculano, nem pela atual administração, da prefeita Léa Toscano e da secretária Daisy Campos.

Ainda de acordo, os profissionais chegaram a entregar um projeto de lei, construído coletivamente, para a apreciação da gestão municipal, na tentativa de regularizar a situação. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado.

A ocupação da Secretaria de Saúde demonstra a insatisfação e a urgência dos profissionais diante da falta de repasse dos valores, que são cruciais para o funcionamento das unidades e para a valorização de quem atua na linha de frente da saúde pública.


Deixe um comentário